terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Chalet Brito - S. João do Estoril

Conheço esta casa desde sempre, quando era miúdo e passava férias e fins de semana com a minha avó materna e tinha de ir à missa todos os domingos...era fatal como o destino e não me podia esquivar...a Igreja dos Salesianos e a de Santo António no Estoril ficava ainda um pouco longe da sua casa que era em S. João, até que  foi reactivada a capela de um chalet para servir a população desta zona, era uma capela de um generoso tamanho que albergava todo o rebanho "sãojoanense". 
É precisamente ao lado desta capela, em plena estrada marginal que este velho chalet apodrece lentamente num desolado estado de abandono. Não conhecia a sua história, até que um vencedor de um Troféu Ruin'Arte me concedeu  o privilégio de desvendar os seus segredos...
Hoje vivo onde era a casa da minha infância, tenho como vizinho este fantasma agonizante da arquitectura de veraneio, um típico chalet burguês que pela sua história e arquitectura deveria ser considerado pelo menos imóvel de interesse público...além das minhas memórias e vizinhanças, e por grande coincidência, o seu construtor tem os nomes e apelidos de dois bisavós meus...há coisas engraçadas...
O Chalêt Brito, mandado construir em finais do séc. XIX pelo banqueiro e capitalista Alfredo Júlio Brito Freire.
Terá sido o primeiro châlet edificado em S. João, que ao tempo ainda se chamava apenas Cadaveira. Foi nesta casa que foram realizadas as festas da mudança de nome para S. João do Estoril em 1906(?),
Nesta casa habitou na segunda metade do século XX a conhecida figura da rádio e do teatro Carlota Alvares da Guerra, e seus filhos, uma era a Maria do Céu Guerra e o outro o jornalista João Paulo Guerra. Chamavam-lhe a "Carlota Maluca" por ser um tanto disparatada.
Fonte : J. Santos Fernandes. 
Um obrigado ao Rui Pires que merecidamente irá ser contemplado com uma ampliação.

3 comentários:

  1. Boa tarde. Sou neto da Maria Carlota Guerra (para nós era mais avó Calhó ou Bábá). Também eu conheço bem o Chalé Brito, pois vivi lá uma parte significativa da minha infância e adolescência (aqui mais fins de semana com amigos e férias em família). O estado de degradação a que o chalé Brito chegou é de cortar o coração. Espero sinceramente que venha a ser recuperado condignamente e que lhe seja dada uma boa utilização. Obrigado pelos factos históricos que eu desconhecia.

    ResponderEliminar
  2. Boa Tarde, sou neta da Maria Carlota Álvares da Guerra, a quem se refere como "Carlota Maluca" epíteto que nunca ouvi chamarem-lhe. Sei que era uma fantástica cronista que foi durante anos directora da publicação com mais tiragem do país - a pouca distancia do Jornal A Bola - era um ser humano de excepção, dona de uma frontalidade assinalável, costumava dizer "não me peçam para ter bom feitío, para ter bom feitío estão cá os outros:" Era uma mulher muito à frente do seu tempo e isso incomodava muita burguesa infeliz... enfim de maluca não tinha nada, devo-lhe tudo..
    Quanto à Casa.. vivi no chalet Brito até aos 18 anos com a minha avó, altura em que os proprietários (a Família Saldanha, netos da recente falecida D.Sofia, a nossa senhoria) o reclamaram para habitação própria juntamente com outro Chalet no limite do jardim, perto da rua nova da estação - Chalet Pinheiro e Silva se não estou em erro. Dessa casa foram também despejadas várias famílias que lá tinham a sua casa de férias, a nossa era residência principal. desde essa altura que a casa está abandonada pelos proprietários que deitaram abaixo a magnifica arvore centenária que havia no jardim e têm feito tudo para ver se se livram do chalet (deixa ver se cai que com aquilo ali o terreno vale muito menos) é uma pena realmente. Fui muito feliz nessa casa.

    ResponderEliminar
  3. correcção: A Maria Carlota Álvares da Guerra nunca foi "do teatro" foi Professora e Jornalista na Rádio e em várias publicações.
    mãe do Jornalista João Paulo Guerra e da (essa sim Actriz e minha mãe) Maria do Céu Guerra.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...