quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Fábrica de farinhas Aliança



Quando falei a uma amiga que tinha este projecto, aconselhou-me a visitar esta fábrica em Cacilhas, ela tinha ficado admirada com os silos e o tamanho imponente deste edifício....eu fiquei admirado com o resultado e a história que escondia...



No extremo da Rua Manuel José Gomes, antiga Rua Direita do Caramujo, encontra-se a desactivada Fábrica de farinhas Aliança, imóvel de interesse público já adquirido pela Câmara Municipal para nele instalar um espaço museológico. Trata-se da antiga Fábrica de Moagem do Caramujo, primeiro edifício em Portugal a utilizar o betão armado (Séc. XIX).



O Cais do Caramujo, que teve intenso tráfico fluvial, está hoje completamente descaracterizado. Esta era uma zona de tanoeiros, corticeiros e outras profissões ligadas à faina fluvial, actividade que, em tempos idos, proporcionava muitos . A primeira estrutura produtiva mecanizada de que há notícia nesta zona é o moinho de maré da Mutela.



Em 1865, era propriedade de Manuel José Gomes, industrial moageiro responsável pela construção no Caramujo de uma fábrica de moagem com cais privativo e accionada por uma máquina a vapor, a qual permitiu aumentar consideravelmente a produção de farinha, acompanhando assim a tendência do arranque da Revolução Industrial em Portugal.
Após o incêndio que destruiu a fábrica em 1897, por iniciativa de  António José Gomes, filho e herdeiro do antigo proprietário, foi construído um novo edifício utilizando o cimento armado e o ferro, técnica de construção pioneira em Portugal, e equipada com máquinas a vapor e sistemas de moagem, que correspondiam à mais avançada tecnologia da época.

1 comentário:

  1. Era isto mesmo que eu queria ver aqui. Cada dia que passa a degradação torna-se acentuada. Soube que aqui vivem os ciganos romenos!!!!???? que costumavam "viver" em Cacilhas no Cais do Ginjal, naquelas fábricas abandonadas. Podiam fazer umas "Docas" Cacilhenses?????? Enfim... cada vez mais gosto deste blog. Bem haja.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...