sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Chalet na Cova da Piedade

Foi na segunda metade do Séc XIX que o rápido enriquecimento de uma pequena burguesia industrial fez florescer essencialmente como residências de veraneio uma enorme quantidade de chalets. Essas casas eram um espelho social de quem as construía, evocavam uma certa cultura e fortuna, eram graciosas e normalmente inspiradas noutras correntes de arquitectura europeias. Embora haja excelentes exemplos de um arquitectura portuguesa, era com certeza mais chique dar um toque de francês, inglês ou suiço à casa ideal.

Quanto mais profusa e ornamentada fosse a fachada, maior seria certamente a fortuna e cultura do seu ilustre proprietário, como tal muita gente não se poupou  a esforços criativos e financeiros para se dar a conhecer ao mundo como grande homem de negócios através da sua "humilde" residência. Não obstando o mérito que qualquer fortuna possa ter, o novoriquismo está geralmente patente na ostentação exagerada dos egos inflacionados... os chalets embora na sua maioria sejam expressões de arquitectura com muito mérito e valor patrimonial, são muitas vezes as "maisons" do Séc. XIX e principios do Séc. XX...o que não deixa de ser interessante...

Este chalet é uma verdadeira "maison", foi inspirado na arquitectura suiça e fica no Largo 5 de Outubro na Cova da Piedade, foi edificado possivelmente por António José Gomes, (embora já tenha lido que foi de um cunhado desse mesmo senhor), que foi um grande industrial e benemérito dessa terra.


Para saber mais : http://www.portugalweb.net/ALMADA/cultura/monumentos/casacovapie.asp

9 comentários:

  1. parece tirado de um conto de fadas, ou de um daqueles filmes fantásticos.Fabuloso, quem diria, na cova da Piedade, quando lá for tenho que ir ver.Como sempre,excelente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixaram-no cair...a Câmara de Almada é a principal responsável e o PCP participou é de Burgueses tem que morrer.

      Eliminar
  2. E como sempre, a cair aos pedaços, que a Câmara Municipal de Almada está mais preocupada com centros comerciais e estradas a arrasar o património natural...

    ResponderEliminar
  3. Este Chalet foi adquirido pela autarquia e será "brevemente" transformado na Casa do Professor.Mas acho que ainda há-de cair sem servir para nada! Já agora pergunto se por acaso fotografou o Palácio de José Gomes, mesmo ao lado?

    ResponderEliminar
  4. E também já fotografou a Fonte Medieval do Pombal?

    ResponderEliminar
  5. Ainda não visitou a antiga Moagem da Cova da Piedade? É um edifício com história, aquilo agora foi fechado, por causa de quem lá ia fazer porcaria, mas eu tenho fotografias do interior se quiser.

    lio1990@sapo.pt

    ResponderEliminar
  6. Olá,

    Andava à procura de informação sobre este chalet. Moro em Almada há uns anos, e é lastimável o estado em que o edifício de encontra. Se ganhasse o Euro Milhões comprava-o... Está cada vez mais perto da ruína, e é uma pena.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns! Bem sei que não está fácil, mas não desista e continue com o seu trabalho! Muito obrigada pelos momentos que me proporcionou; contaram-me histórias. E quem sabe contar histórias jamais deve ficar em silêncio.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...