sábado, 3 de novembro de 2012

3º e 4º Ano do Projecto Ruin'Arte

Por uma feliz coincidência, este trabalho que começou por ser uma série de fotografias, foi iniciado há 4 anos. Um ano depois, no dia 3 de Novembro de 2009, este nosso espaço foi inaugurado, criando um duplo aniversário...
 Casa Pereira de Sampaio - Tentúgal

Foi às portas do Mosteiro de N. Sra. de Seiça no dia 7 de Novembro de 2008, que foi feita a primeira imagem... foi o concretizar de um sonho, que tinha na altura mais de vinte anos...
Ermida de N. Sra. da Graça - Vila Nova da Barca

Travei conhecimento com esse monumento por um breve momento, o comboio que me transportava, travava e parava enquanto se arrastava entre estações e apeadeiros na Linha do Oeste, em Maio de 1987...
Central Termo Eléctrica do Freixo - Porto

Este projecto começou por ser uma colecção de imagens, que embora pudessem ter algum interesse gráfico não eram suficientemente eloquentes por omitirem as suas ruinosas e rocambolescas histórias...
 R. Doutor Carlos C Brandão - Porto

Para colmatar essa lacuna tive de começar a investigar e escrever as inúmeras epopeias destes desgraçados edifícios, acabando por me tornar "ruinólogo"...
 Radares da Força Aérea - Serra da Estrela

Uma vez que tenho desenvolvido todas as vertentes deste projecto; fotografia e edição, pesquisa e escrita, exposições e contactos comerciais... pouco tempo me sobra para trabalhar e rentabilizar a minha profissão de fotógrafo, o que é uma pena...
 Sanatório Infantil - Caramulo

Venho-vos aqui fazer um desafio de colaboração. Já que pelo excesso de funções que acumulo, estou a prejudicar o ritmo do meu trabalho...
Casa da Pesca do Marquês de Pombal - Oeiras

Para dar continuidade a esta ruinosa demanda, com o rigor e assiduidade que merece, são necessários vários tipos de apoio.
Fábrica Copal - Porto

Preciso de um mecenas. Preciso de um mecenas que patrocine as deslocações e todas os encargos inerentes a este projecto. Em troca darei apoio fotográfico como  profissional de publicidade e arquitectura; e garanto, a presença em todas as ocasiões que este projecto se apresente, além de um número de imagens a combinar, para efeitos de decoração e comunicação.
 Fábrica das Devezas - V. N. de Gaia

Preciso de um editor que materialize este trabalho em forma de livro e todo o merchandising que se possa imaginar... este trabalho pode ser abordado em vários tomos, explorando todas as suas vertentes: industrial, urbana, clerical, palaciana, rural, militar, geográfica, cronológica, etc... 
 Praça Duque de Saldanha - Lisboa
...além de desenvolver temas como história, arquitectura, arte, sociologia, entre outros interessantes pontos de vista.

Fábrica de Lanifícios da Arrentela

Será exposta no próximo dia 9 de Novembro, no consulado de Itália no Porto, a maior exposição feita com esta colecção, pelo que estão todos desde já convidados... em breve darei notícias mais pormenorizadas, assim que me seja facultada a comunicação oficial.

EIP - Porto

Após vinte exposições realizadas por todo o País, torna-se urgente ter uma galeria de arte! Tenho um espólio com cerca de cem imagens em várias dimensões e impresso no melhor papel do mundo... 
 
 Prédio na R. da Restauração - Porto

...o fabuloso
Hahnemühle FineArt que me foi generosamente cedido pela própria marca, como reconhecimento da qualidade deste trabalho... é necessário administrar e rentabilizar toda essa colecção por um profissional competente.
        Quinta do Conde de Almoster - Sintra

Também procuro uma colaboração com órgãos de comunicação que queiram publicar estas reportagens e dissertações, além de ajudar à difusão do projecto Ruin'Arte, também daria a conhecer a muita gente esta ruinosa realidade, contribuindo para a causa do património e de um Portugal melhor.
Capela de S. Faraústo - Oriola

A criação de um novo site com uma vertente comercial, daria uma outra força e mais projecção a este trabalho que é cada vez maior... estou aberto a qualquer proposta que um webmaster me queira fazer e possa dinamizar duas carreiras.
Sanatório da Marinha - Caramulo

Um dos motivos porque tenho atrasado este espaço, é por a pesquisa e escrita que cada edifício exige, é morosa e delicada, além de requerer uma boa dose de inspiração, pelo que aproveito para os convidar a escrever textos sobre algumas reportagens que tenho em "banho Maria",  e/ou a fornecer dados que possam enriquecer cada uma...
Fundição Barbosa & Irmãos - Crestuma

Uma vez que costumo fazer parágrafos intercalados entre as imagens, tenho de por vezes fazer textos em conformidade com o número de fotografias disponíveis em cada reportagem... 
 
Quinta das Devezas - V. N. de Gaia

...o que pode ser extenuante, ou demasiado fácil, conforme cada caso... se não nos limitar-mos a fazer "copy, past" de outros trabalhos já feitos e encontrados com alguma facilidade no cibernético espaço.
Palácio do Visconde da Gandarinha - Sintra

Aqui ficam algumas reportagens que tenho estado a desenvolver e para as quais vos peço colaboração...
Paço dos Duques de Cadaval - Tentúgal

Espero poder continuar a alimentar este nosso espaço, com o meu melhor trabalho nos vindouros anos, pois há ainda muito que fazer neste País à beira mar arruinado...

Com LUZ e boa disposição

Gastão de Brito e Silva

4 comentários:

  1. Muitos parabéns não só pelo aniversário, mas também pelo trabalho desenvolvido!
    Uma verdadeira inspiração este seu canto!

    Infelizmente não poderei ajudar em qualquer dos convites efectuados (pois não tenho bases monetárias e de tempo para tal), mas é com imenso gosto que continuarei a acompanhar o seu trabalho!

    Cumprimentos!

    ResponderEliminar
  2. Obrigada por este projecto português sobre Portugal.
    Facto! Um País “arruinado” e a todos os níveis…. Mas… do qual muito me orgulho!
    Uma costa fabulosa, linda… de onde outros portugueses partiram para provar a raça, a coragem, a vontade, a perseverança (tendo em consideração todas as “intempéries”) e conseguiram!
    Apesar de achar que este Governo deveria ser brindado com uma bomba destruidora e avassaladora, continuo a LUTAR e ESPERAR por um mundo melhor… com um digno lugar para todos.
    O Ruin’arte é uma “arma” para tal!
    Bem-haja, por favor continue!!! É um Bem que faz a este País.
    Já agora… muitos Parabéns
    MSK

    ResponderEliminar
  3. Ao visitar hoje a Casa Museu Guerra Junqueiro,no Porto, tive o privilégio de visualizar a sua exposição. Agora aqui estou para descobrir mais.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Parabéns e continue por muitos e longos anos.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...