quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Como se Levantaria um Estado

Sem querer plagiar o título da obra do Dr. Oliveira Salazar, esbocei uma série de ideias, que pela reabilitação do património arquitectónico, poder-se-ia igualmente reabilitar boa parte da nossa estrutura socioeconómica, além de finalmente podermos ingressar com orgulho no mapa da Europa… aqui ficam algumas sugestões…
Quando era miúdo e fiz a instrução primária, além de ter aprendido a ler, escrever e fazer contas, aprendi essencialmente a acreditar em Portugal…
Todas as matérias ensinadas eram novas e interessantes, recebia com gratidão os conhecimentos que diariamente acumulava, e acreditava com convicção em tudo o que a professora ensinava…
Havia uma disciplina que particularmente me cativava, era o Meio Físico e Social, dava-nos a conhecer Portugal e todas as suas regiões e culturas…
Era uma disciplina que além da geografia, história e etnologia, também nos deu noções de patriotismo, mostrando que pela cultura, a identidade de um povo estaria para sempre preservada.
Como espelho de uma cultura e civilização, tal como barómetro sócio cultural, poderíamos utilizar a arquitectura e todo o ambiente que nos rodeia, pois está nela transposta toda a nossa epopeia como nação económica e cultural.
Pelos estilos de arquitectura podemos definir com alguma exactidão, não só a sua cronologia, como também a região onde está localizada, havendo características bem específicas que identificam cada edifício e atribuem uma identidade a cada povo e região.
Hoje, em pleno Século XXI, toda a identidade do País mais antigo da Europa está posta em causa pela conspurcação ética e estética dos valores culturais.
A proliferação de “maisons” que floresceram nos mais recônditos cantos da nossa pátria, conspurcaram tudo o que se ensinava nas escolas como característico do “puro lusitano”, condenando ad eternum todo o charme de um País.
Sabemos que a criatividade é uma mais-valia para qualquer sociedade, no entanto o excesso da mesma pode ser muito prejudicial para todos nós. Todas as liberdades criativas espelhadas na arquitectura deveriam ser controladas pelas Câmaras Municipais, que com todo o rigor, deveriam acompanhar cada obra e impor as leis vigentes.
Desde a arquitectura barata, as cores berrantes, o gradeamento exuberante e estatuária aberrante, águias, dragões, leões e anões, azulejaria de casa de banho com as mais bizarras conjugações, … todos os golpes foram e são permitidos…  ou será esta a cultura portuguesa?
Portugal tornou-se num País de aberrações que nos assolam de Norte a Sul… Basta de “pimbalhices” e novo-riquismo, DEVOLVAM-NOS A IDENTIDADE E A DIGNIDADE!
Também a construção desmedida de autênticos mamarrachos, (que muitas vezes ditaram a sentença de morte de verdadeira obras de arte), inundou o mercado com um excesso de oferta, criando especulações e crises financeiras… a nossa moral nunca esteve tão baixo como agora… nem que a selecção de futebol fosse campeã do mundo, o patriotismo nos seria revitalizado…
Nenhum País pode funcionar sem sentido de patriotismo, é como se fosse o “óleo do motor”de uma nação.
O patriotismo lubrifica-nos o ego, aumenta-nos a produtividade, além de nos dar força para enfrentar a vida com a convicção. É uma espécie de dopping que alguns governantes se esforçam a incutir nos seus povos, pois sabem que é o orgulho colectivo que os conduzirá à vitória e levará o País avante.
Muitas vezes e através de demagógicas campanhas de propaganda barata, em que nos são prometidas doses massivas de adrenalina patriótica, gastam-se inocuamente verbas que poderiam por este País a funcionar…
Sabemos que os submarinos, o TGV, o aeroporto internacional e as auto-estradas são investimentos que nos ajudarão a elevar a nossa auto-estima, pois é uma maneira ilusória de nos poder comparar ao resto da família europeia, dando-nos a pensar que isto é um País evoluído.
No entanto e enquanto houver cerca de um milhão de ruínas neste canto da Europa, dificilmente Portugal poderá ser produtivo, não só pelo que estas ruínas representam para a nossa economia, mas também por aquilo que representam como sociedade.
O plano de recuperação económica e social, deveria começar precisamente por devolver a Portugal a sua identidade, pela preservação e rentabilização do seu vastíssimo património.  
Eu sei que são investimentos colossais que o estado não pode suportar neste momento, mas  se criasse condições para que os particulares o façam?
Embora isso por vezes até possa acontecer, é muitas vezes impossível prever com exactidão o orçamente destas empreitadas, pois à medida que os trabalhos progridem, também os buracos aparecem ao mesmo ritmo, tornando muitos projectos economicamente inviáveis.
Outro entrave, é o orçamento acrescido para mão-de-obra especializada que regiamente se faz pagar pelos seus préstimos, uma vez que quase não há concorrência pela escassez de cada profissional.
Noutra altura atrevi-me a apresentar soluções legislativas a quem pudesse interessar, todas elas no interesse de todos nós como nação civilizada, tendo tido o cuidado de as sustentar através da legitimação histórica, pois esta é cíclica e ensina-nos valiosas lições.
Uma vez que este projecto tem contribuído para a difusão e sensibilização desta causa nacional, através do levantamento histórico e fotográfico de alguns edifícios, gostaria de o ver também a contribuir com algumas ideias que ajudariam a levantar a economia e sociedade portuguesa.
O plano começaria depois de todas as leis serem afinadas, o que dinamizaria todos os processos de reabilitação urbana, cultural e económica.
Já que hoje em dia só é valorizado um profissional com “canudo”, e sem esse “atestado de doutor”, qualquer um é visto como uma espécie inferior de ser social. Seria uma forma de dignificar as profissões através de um estatuto, apelando assim a um grande número de futuros alunos para a Universidade de Reabilitação.
Ao mesmo tempo esse mesmo canudo serviria como selo de garantia para um trabalho rigoroso e profissional… seria ouro sobre azul…
A Escola Superior de Reabilitação, traria além de milionários lucros em forma de propinas, um novo fôlego a toda a sociedade…
Ocupando um espaço devoluto e a necessitar de intervenção, poder-se-ia sem grandes investimentos iniciais dar avanço a este ambicioso projecto.
Começando-o pela recuperação das suas instalações, contribuiria não só para o ambiente urbano, como também para a formação dos seus alunos.
Desta forma seriam preenchidas várias lacunas de uma só vez, e todos os benefícios sócio económicos desta empreitada seriam imediatamente rentabilizados.
Imediatamente também, se constituiriam inúmeras formas de emprego permanente, e se construiriam muitas carreiras.
Carreiras essas que facilmente encontrariam mercado de trabalho, num milhão de ruinosas oportunidades só em solo nacional. Muito mais do que advogados, engenheiros e outros doutores, todos estes profissionais teriam uma projecção mais que garantida.
Para levar a cabo uma digna reabilitação, são necessários vários profissionais especializados. Além do conhecimento dos materiais que podem ser autênticas fórmulas de alquimia, as técnicas utilizadas pelos nossos avós são a única maneira de reabilitar sem desvirtuar um edifício histórico.
Todos os trabalhos de formação poderiam ser feitos em monumentos nacionais ou em edifícios do estado, o que representaria a poupança de muitos milhões de euros, além de poder aceitar empreitadas com valores muito mais acessíveis, o que seria outra forma de rentabilizar esta instituição.
Também as instituições prisionais poderiam ministrar cursos de reabilitação. Utilizando os reclusos como mão-de-obra, não só se rentabilizaria esta força de trabalho, como a mesma seria utilizada num verdadeiro serviço público, além de que garantiriam uma profissão honesta e segura assim que saíssem em liberdade.
Com os lucros gerados por esta escola, poder-se-iam fundar outras em diversos pontos do País. Uma vez que os centros urbanos das principais cidades, rumam a passos largos para de desertificação pela sua eminente ruína, estas escolas de reabilitação tornam-se numa necessidade suprema para cada autarquia.
Num Portugal onde o desemprego todos os dias atinge recordes, especialmente na camada mais jovem, é urgente arranjar e tomar medidas que revertam esta situação.
Com estas escolas, vários problemas seriam combatidos e resolvidos. Desde a reabilitação urbana, valorização de património, revitalização económica e cultural, baixa do custo da habitação, qualidade vida, emprego e muito trabalho, … e acima de tudo… PATRIOTISMO!!!
Está na hora de levantar de novo o esplendor de Portugal... eu já comecei…!!!




13 comentários:

  1. Mais um excelente texto, sempre acompanhado por belas (apesar de algumas bem tristes) imagens!
    Temos de acreditar que é possível e por mãos ao trabalho... É preciso acreditar em Portugal!

    ResponderEliminar
  2. Ah, Gastão, como gosto das suas casas, palácios e fábricas, todos abandonados, mas com uma beleza...

    Naturalmente que seriam muito mais belos arranjados e restaurados.

    Talvez devessemos formar um movimento qualquer e berrar por cada monumento destes abandonados

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque não formarmos um movimento para recuperar os edifícios que valessem a pena? Algo semelhante ao projecto do Porto? Reunir voluntários, empresas patrocinadoras e meter mãos à obra? Quanto mais não fosse, limpar e recuperar as paredes exteriores e arranjar formas de recuperação económica?

      Eliminar
  3. Mais uma vez muitos parabéns.... Continua que o teu trabalho está cada vez mais apurado.

    ResponderEliminar
  4. muito bem dito...
    Eu também tenho uma sugestão: pura e simplesmente um registo. Um registo de todas as plantas e fachadas de todos os edifícios com uma certa idade e valor.
    "Ai ruiu? Então tem aqui os projectos do edifício e trate de o erguer de novo!"
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo excelente texto e fotografias, concordo com tudo o que disse, e acho que as empresas e instituições, antes de pensarem em construir algo de raíz deviam sempre olhar primeiro para aquilo que está abandonado.

    Conseguiam um edifício cheio de história e interesse cultural, e apesar de os gastos serem mais elevados sempre se estaria a preservar um pouco da história de Portugal.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom artigo, além de que consegui tornar os edifícios degradados em arte!
    Fundamentalmente, acho que recuperar grande parte de edifícios monumentais aumentaria o nosso turismo e a respectiva entrada de divisas.

    ResponderEliminar
  7. os meus sinceros parabens pelos optimos textos e excelente trabalho fotografico.

    ResponderEliminar
  8. É essencial acreditar-mos em nós próprios, o resto vem por simpatia.

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Bom texto, envia-o aos partidos, assembleia, presidencia da republica, ao governo, etc, empresas/grupos privados da área da construção, sei lá... não o deixes morrer aqui.

    Bom trabalho

    ResponderEliminar
  10. São de facto tristes as fotos.

    No entanto, é preocupante incitar ao patriotismo da forma como faz, dadas as formas como esse tipo de sentimento tem sido usado ao longo da história.

    Não há necessidade de confundir as duas coisas... há muito melhores razões porque estes edifícios deviam ser recuperados. São o reflexo da nossa cultura, fazem-nos entender quem somos e de onde viemos. E nada disto tem a ver com patriotismo.

    ResponderEliminar
  11. Patriótico!
    (sugestão: unam-se os verdadeiros portugueses, expulsem-se os falsos. Reles traidores.
    E Portugal voltará a ter dignidade.

    Abraço
    Nuno Álvares

    ResponderEliminar
  12. Excelente mensagem, que subscrevo integralmente e tomo a liberdade de divulgar.

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...