O Mosteiro de N. Sra. de Seiça
O Convento de Penafirme
A ermida de de S. Sebastião
A igreja de Safira
A ermida de S. Pedro de Viana do Alentejo
O Pincarinho de S. Vicente
A igreja matriz de Oriola
A igreja de Santa Maria do Bispo
O convento de Jesus
A Torre do Galo
A ermida de S. Saturnino
A igreja de S. Pedro da Marateca
O convento do Loreto
O convento da Abelheira
...e muitos outros...
ROGAM ao Santo Padre que faça muitos MILAGRES...
Esperando que Bento XVI faça eco em S. Bento...
Esperando que Bento XVI faça eco em S. Bento...
era bom era, mas diz-se que não há amnistias para ninguém!
ResponderEliminarSerá que o peditório feito no Terreiro do Paco era para angariar fundos para a reconstrucao destas ruinas? Ah nao? É pena...
ResponderEliminarO abandono e o estado de ruina do nosso património é apenas o reflexo do que somos e do quanto nos preocupamos...
ResponderEliminarEu não costumo ver televisão, nem me interesso pelo que se passa na política ou com a vinda do papa a Portugal. Mas há uns dias atrás, vi umas caras todas felizes por estarem a preparar umas roupinhas especiais para se usarem quando o tal homem viesse. Acho que o dinheiro investido seria mais útil se dirigido pra outros fins. Mas pronto... enquanto todos continuarmos calados e a permitir coisas destas, nada muda!
A maior parte do património religioso foi expropriado à Igreja pelo Estado em duas ocasiões. A primeira das quais no século XIX com a extinção das ordens religiosas. Com o final da Monarquia ainda mais património foi dado ao Estado. Para além do estado ruinoso dos edificios que deixam de ter uso, é também importante dar atenção aqueles conventos, palácios e igrejas que foram ocupados por quarteis ou hospitais (caso de S. José em lisboa), e que foram completamente alterados para servir as novas funções. Parabéns por este bolg.
ResponderEliminarFelizmente, e ao fim de tantos anos, o Convento de Santa Maria das Virtudes deixou de poder fazer parte deste post ;) assim se provou que quando o homem sonha, a obra (re)nasce. Parabéns pelo seu trabalho, tanto de interesse, como pela divulgação e ainda pelas magníficas fotografias!
ResponderEliminarCumprimentos
Ana Marcelino
Adoro as imagens. Simplesmente fascinante.
ResponderEliminarParabéns! :)
Belíssimas fotos!
ResponderEliminar