sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Um bom MMXI d.C.

Meus queridos amigos, seguidores, confrades e compatriotas...antes de me estender em ruinosas dissertações, desejo-vos acima de tudo um BOM ANO de 2011!!!
Pois o ano de 2010 foi um ano CÃO!!!! Tal como atestam estes trabalhos ...
Tenho andado “calado” nestes últimos tempos mas com muita vontade de falar... este projecto exige muita dedicação e a parte “social” e comercial não podem ser descuradas,  prejudicando o tempo disponível para a pesquisa e novas reportagens.
Também, e desde que me subtraíram o equipamento perdi um pouco “a pica” de ir às ruínas, pois o material que tenho neste momento é um tanto limitado e os resultados seriam obviamente diferentes se dispusesse de objectivas mais amplas...mas para o ano será melhor...
Tenho ao mesmo tempo um grande acervo de ruínas nortenhas cuja pesquisa histórica me é bastante mais difícil, e como gosto de acompanhar as imagens com uma boa história, mantenho essas reportagens em “banho Maria” até as poder contar melhor...
Em breve farei uma lista e pedir-vos-ei ajuda...
Como tenho semeado ventos, poderei obviamente colher tempestades... mas depois da tempestade virá a bonança...
Sem me ter apercebido acabei por coleccionar vários temas num só, podendo repartir este megalómano projecto por zonas geográficas, por épocas e estilos, edifícios urbanos, clericais, rurais, militares, industriais... o que tornará possível editar em separado ou ser exposto tematicamente em várias frentes, dando uma maior amplitude a este acervo...
É aqui que vocês entram... DIVULGUEM ESTE PROJECTO POR TODOS OS VOSSOS CONTACTOS!!! Preciso de apoio de AUTARQUIAS, COMUNICAÇÃO SOCIAL, GALERIAS, EDITORAS, MECENAS...e tudo mais que se lembrarem...
Este projecto tem sido um levantamento fotográfico e histórico de um património que nos pertence a todos, criando uma espécie de “baú de memórias” que a todos diz respeito.
Foi em alguns casos o último testemunho de edifícios que já desapareceram, foi noutros casos o renascer de histórias há muito esquecidas ou até mal contadas... e assim continuará a ser...o Ruin’Arte é indelével...
Pela linha gráfica seguida já fui alvo de várias críticas, tanto positivas, como negativas...sou acusado de usar o Photoshop...(e quem não usa??)...esta forma de mostrar as ruínas é uma boa maneira de enfatizar o protagonismo de cada uma, criando uma acrescida carga emotiva e ajudando a passar a mensagem.
Casando duas vertentes que tanto me agradam; a cor e os contrastes de preto e branco, tornei uma simples ruína numa obra de arte, expondo-a de uma forma mais eloquente como que gritando por socorro... o resto é fotografia de arquitectura, aquilo que sempre fiz profissionalmente e um grande gozo me dá...
Como bom lusitano, sou por inerência um convicto sebastianista e estou convencido de que o ano que se avizinha nunca poderá ser pior do que o ano que agora se finda.
Como tal e acreditando no bom karma deste vosso amigo, auguro e ao contrário das previsões mais optimistas, que o ano de 2011 vai ser um ano de reabilitação para todos nós portugueses, é com as depressões que nascem as melhores soluções...inclusive a minha ;-)~

Um BOM MMXI d.C.

14 comentários:

  1. Querido Gastão!
    Um 2011 FABULOSO com as realizações e delícias mais fantásticas que, com toda a certeza, são absolutamente devidas.
    Um abraço especial ao CÃO (não ao ano cão, mas ao Cão) - o grade EDGAR e o grande CÃOPANHEIRO.
    Parabéns por todo o trabalho desenvolvido. Sim, é na crise que elevam os grandes valores, os grandes génios...
    Desejos do coração de um ANO NOVO cheio do melhor.
    Abraço apertado para o Edgar e um beijinho grande e special para o Gastão.
    MSK

    ResponderEliminar
  2. Ah....
    E já agora, muita alegria e muitos sorrisos - dos bons!
    :-)
    MSK

    ResponderEliminar
  3. Estimado Gastão:

    Antes de mais UM 2011 PLENO DE FELICIDADE E GRANDES OBRAS.

    Não sei como é possível criticar negativamente um trabalho tão precioso como este do RUIN'ARTE... Já aqui o escrevi (assim creio): o seu trabalho neste espaço é serviço público de 1ª água. Absolutamente inestimável. Uma obra monumental.
    Que nada neste Mundo ou nesta Vida o desanime.

    Conta sempre com o apoio dos seus leais leitores e em particular deste que o segue de tão longe!

    Um Forte Abraço!

    Luís Afonso, no Japão

    ResponderEliminar
  4. Um bom ano de 2011, com muitos projectos e realizações pessoais!
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não compreendi aquela parte em que dizes que te «subtrairam» o equipamento...
    Seja como for: BOM ANO!!!

    ResponderEliminar
  6. Descobri este blog porque estava a pesquisar informação sobre umas ruínas fabulosas da antiga fábrica de seca do bacalhau, que ficam em frente ao Seixal. Desde então para cá tenho divulgado bastante este blog. Soube agora que desta forma poderei vir a contribuir, ainda que pouco e indirectamente, para o sucesso merecido deste blog.

    Concordo com o que o Nanbanjin disse, trata-se verdadeiramente de serviço público.

    Parabéns e força para continuar...

    BOM ANO!!

    ResponderEliminar
  7. Um Bom Ano de 2011 e que tudo corra como espera, e sempre a melhorar.

    Após estes votos, venho apenas dizer que a crítica que lhe lhe é feita por usar o Photoshop, é para mim o segundo GRANDE ponto forte deste projeto (O primeiro é sem dúvida alguma a identificação do vasto, e belo, património que está "a cair aos bocados"), diferenciando este projeto de outros muito menos interessantes.

    Espero muito sinceramente que consiga esses objetivos (exposições e edições), pois este blog é realmente SERVIÇO PÚBLICO!

    ResponderEliminar
  8. Gastão,

    Que história é essa do equipamento subtraido?

    Um 2011 com muito sucesso!

    ResponderEliminar
  9. Abraço de Bom Ano!
    Havemos de renascer das ruínas...

    ResponderEliminar
  10. Quero deixar-lhe aqui os meus sinceros parabens pelos fantásticos trabalhos aqui publicados, um blog de cultura e muito bom gosto que passo a seguir.
    Votos de um bom apesar de mal-encarado 2011.

    ResponderEliminar
  11. Olá Gastão. Olhei-o, a si, hoje, estava eu na minha cozinha, no meu cantinho, quando ouvi a locutora do Portugal em Directo referir o seu nome e o seu Projecto Ruinarte. Virei-me e era mesmo o Gastão, com o chapéu e tudo.
    Adorei «ouvê-lo». Está a ganhar asas o seu projecto. Desejo-lhe do coração que este Ano Novo lhe seja favorável. O seu trabalho fotográfico e as chamadas de atenção para o património português em ruínas, deveria ser entendido como um serviço público e como tal, de alguma forma reconhecido.
    Eu bem jogo no totoloto :)!!!
    Um abraço de boa sorte e mais uma vez, parabéns.
    PS: festinhas para o «cão preto».

    ResponderEliminar
  12. Caro Gastão,

    Um Bom Ano 2011 e que (esperemos) seja o ano em que renasceremos das cinzas qual Fénix!!!! Quem utiliza as "cantigas de escárnio e mal dizer" são aqueles que sabem o que vai mal mas preferem ignorar. Assim utilizam todo e qualquer detalhe positivo e transformá-lo em negativo. Conforme diz a Srª Dª Guidinha Pinto:"...O seu trabalho fotográfico e as chamadas de atenção para o património português em ruínas, deveria ser entendido como um serviço público e como tal, de alguma forma reconhecido." Bem haja. Um abraço e festitas para o Edgar.

    ResponderEliminar
  13. Descobri recentemente este blog e fiquei admirado por afinal existir um espaço, onde as ruínas são tratadas como eu as vejo...como arte e um valioso testemunho do passado. Além disso, tenho de dar parabéns não só pelo excelente trabalho fotográfico, como também pela escrita, de facto, muito boa e é um bom suplemento às imagens.
    Já está nos Favoritos!

    ResponderEliminar
  14. Belas fotografias que são testemunhas duma época tão terrível!
    Penso que pouca gente haverá que não tenha na família um ou dois casos dessa maldita doença, em que, tal como o cancro hoje, muita gente parecia de ter receio de falar, como se, só de falar nele fosse possível acontecer.
    Felizmente já há mais informação.
    O esquecimento dessas estruturas, penso que talvez seja o medo de recordar. No entanto é uma pena que as deixem desaparecer, como tudo o que no nosso País possa contar uma história real.
    Boa semana
    Maria

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...