quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Palacete rústico de meados do século XIX- Estrada de Benfica 382-384

Durante seis meses trabalhei numa loja de fotografia em Benfica, apanhava o autocarro 58 que me levava diáriamente ao emprego, a minha distracção durante a monótona viagem era admirar as casas nobres que ficavam no itinerário.
Havia na Estrada de Benfica dois palacetes e uma antiga escola em ruínas e eu aguardava pacientemente a oportunidade de os admirar por uns breves instantes em que o autocarro passava, era o momento mais alto da viagem.
Estávamos no ano de 1989 e passados precisamente vinte e um anos desde então, a velha escola e o Beau Séjour foram recuperados e este palacete caiu no esquecimento do plano urbanístico. Embora seja um edifício classificado não teve a sorte de ser contemplado com o merecido e devido restauro.

Por a sua traça não ser muito elaborada, não possuir brasão de armas e  os seus primeiros proprietários serem desconhecidos, deixa-nos adivinhar que pertenceu a alguém sem grande protagonismo social mas com uma boa fortuna. Não obstando o valor patrimonial deste imóvel, que representa para este bairro um dos mais valiosos exemplares de arquitectura romântica.
Toda a estrutura se encontra em avançado estado de ruína, tal como as outras casas de construção mais recente que se encontram nas traseiras. Embora as paredes exteriores me pareçam consolidadas a sua recuperação é cada vez mais difícil devido ao incêndio que consumiu todo o interior.
Hoje consegui ter acesso pelo jardim desta propriedade, que guarda ainda vestígios do ambiente que se vivia naquela casa, pela primeira vez visitei este palacete que à tanto tempo atraía a minha atenção, foi fácil imaginar o dia a dia da família que aqui habitava, foi difícil conceber a triste realidade que assombra este magnífico local...
Foi um amigo e seguidor deste blogue que me permitiu ter alguma informação sobre esta ruína...oportunamente será contemplado com uma ampliação deste monumento, assim saiba a sua morada e a imagem escolhida.

Para saber mais : http://www.ippar.pt/pls/dippar/pat_pesq_detalhe?code_pass=70861

7 comentários:

  1. Como não podia deixar de ser, votei no teu blog

    abraço
    luis t.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde! o meu projecto final de curso é neste edifício... ainda não consegui arranjar uma maneira de entrar lá dentro e queria perguntar se por acaso não tem fotografias desta casa para eu conseguir fazer o levantamento das fachadas e plantas...
    obrigada pela atenção
    aguardo resposta

    Catarina Bio

    ResponderEliminar
  3. dizer que é uma pena que este palacete esteja abandonado a este ponto é pouco... nunca tinha entrado aqui dentro, também tirei algumas fotografias (http://mercadodebemfica.blogspot.com/2009/04/outra-casa-absoluta.html), mas nunca tinha visto como era por dentro... nem sabia que em tempos tinha uma fonte... lembro-me que nos anos 90 chegou a ser ocupado por pessoas do bairro...

    ResponderEliminar
  4. é engraçado como sempre tentei perceber como seria por dentro e agora já sei, este a venda a pouco tempo... não me lembro se ainda está... qualquer dia vai a baixo com certeza... o que e uma pena... se eu tivesse dinheiro, haviam muitos palácios que eram restaurados...

    ResponderEliminar
  5. o meu pai nasceu num palacio em Benfica.Chegei a perguntar sobre o palacio ao meu pai mas ele diz me que ja nao existia.Fica me a duvida se sera este?

    ResponderEliminar
  6. Eu tive o prazer de conhecer este Palacete e muitas das suas histórias, mesmo antes do incêndio que o destruiu em 1998...

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...