segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Estalagem do Gado Bravo - Recta do Cabo

Ao longo de décadas, a Estalagem do Gado Bravo, situada em Vila Franca de Xira, foi um verdadeiro ex-líbris da lezíria ribatejana, um local bem frequentado, que serviu de ponto de encontro a lavradores, ganadeiros e toureiros, mas onde também pernoitaram figuras importantes da política, da cultura e da vida artística, como por exemplo, Paul McCartney ou até a própria Rainha de Inglaterra.
Pelos palcos do salão decorado com motivos ribatejanos ou do pátio, entre o edifício principal e a praça de toiros, passaram diversas figuras incontornáveis da música nacional, como Amália Rodrigues, Hermínia Silva ou Alfredo Marceneiro.
Decorridos mais de 20 anos sobre o encerramento da estalagem, no âmbito de uma operação imobiliária que deveria ter conduzido à sua remodelação, todo o edifício ameaça ruir. A queda do telhado permitiu as infiltrações que destruíram o que restava e tornaram a recuperação impossível. Os quartos, o pátio da animação, o salão de festas, os bares, a cozinha, a bilheteira junto da praça de toiros estão irreconhecíveis.

Estava planeado um projecto de reabilitação apresentado em 2001, que previa a construção de 116 quartos, um restaurante, um pavilhão multiusos e uma piscina com balneários de apoio, além da recuperação do tentadero para a promoção de actividades taurinas, que no entanto caducou e foi abandonado pela empresa promotora.

Fonte : http://sites.google.com/site/faceocultadeportugal/lisboa/estalagem-do-gado-bravo

1 comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...