domingo, 24 de janeiro de 2010

Palácio Cabedo

Já tenho passado várias vezes neste local, por a rua se encontrar cheia de carros e haver sinais de transito que prejudicam graficamente este edifício limitando-lhe os melhores enquadramentos, não lhe tinha ainda dedicado a merecida atenção...quem conhece o local sabe que não lhe consegui fazer a devida justiça, por isso tentei investigar um pouco da sua história para melhorar este post, uma vez mais as informações que consegui são bastante mais vagas do que gostaria e fiquei com a sensação que lhe devo algo mais. Além do que recolhi na internet, soube também que foi recentemente vendido e já não pertence à família original...

Este velho palácio seiscentista fica situado na R.  Prado Coelho, a sua construção remonta aos finais do Séc. XVII, é o edifício mais antigo do seu arruamento. Foi em tempos a residência dos viscondes do Zambujal, título criado por D. João VI, rei de Portugal por decreto de 27-01-1826 a favor de D. Jorge de Cabedo de Vasconcelos Sardinha da Cunha, 1º visconde e 1º barão desta casa.  

Norberto Araújo, refere que esta rua se chamava no Séc. XVIII, R. do Cabedo, obviamente baptizada por esta família que aqui residiu.



A sua fachada pouco comum em estilo maneirista e espartanamente desenhada com uma alvenaria simples e janelas de sacada no primeiro piso, contrasta com a sua grandeza e majestade, o seu estado de degradação contrasta com a nobreza que noutros tempos viveu. Foi mais tarde arrendado e chegou aqui a funcionar o antigo Colégio Caliponense, instituição fundada por António Luiz Fernandes e que em 1897  se instalou neste edifício e  funcionava em regime de internato.Aqui viveu também o Marquês de Pombal quando regressou a Lisboa após a sua carreira diplomática.

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...