O seu enquadramento é ainda mais surpreendente, é ladeado por dois candidatos ao prémio Valmau e os seu terrenos circundantes foram sabiamente aproveitados pelos seus vizinhos para o cultivo de hortaliças...nem sei porque é que me surpreendi...
A sua privilegiada posição confere-lhe uma vista magnífica sobre o Tejo, poderia ser aproveitado para um espaço verde de lazer e museológico, tem todas as condições necessárias para ser bem sucedido...soube que há a intenção de recuperar aquele espaço, mas quando???
Esperamos que seja para breve, pois tenho a certeza que seria o tapar de uma grave e antiga lacuna daquele velho bairro residencial...aqui fica a sua história...
Construído no séc. XVII, integrava a linha de defesa de Lisboa, situando-se na parte oriental da cidade, nomeadamente, dentro da quinta do Manique.
Este antigo forte apresenta os flancos bem marcados e inseridos na gola; a muralha, que acompanha a inclinação do terreno, é de alvenaria com cunhais de cantaria de calcário e bases de duas guaritas, possuindo, também, dois portões seiscentistas mandados construir pelo Visconde de Manique, sendo que o esquerdo dá acesso ao mirante; no coroamento dos muros localizam-se guardas exteriores de alvenaria, canhoneiras e alegretes intervalados com assentos de pedra.
Fonte : IPPAR
Sem comentários:
Enviar um comentário