Já i(Maginot) uma linha defensiva que à sua medida e na sua devida proporção rivaliza com as linhas congéneres francesas bem perto de Lisboa??
É a Bateria de Alpena, que descobri enquanto procurava dados na Internet sobre outro monumento nas imediações...vi esta pérola abandonada e fiquei logicamente intrigado, como é que nunca sequer tinha ouvido falar em tal monumento?? Porque é que não é sequer mencionado nos roteiros turísticos?? Porque é que foi devotada ao abandono??
Fui lá no dia seguinte, não iria ficar descansado enquanto não conhecesse este local impregnado de nostalgia militar...
O dia estava risonho e prometia uma boa sessão de fotografia, mas infelizmente a luz estava demasiado forte e a orientação solar do edifício não ajudava....hei-de lá voltar noutra hora e com melhores condições...
Soube também que há outra bateria ainda com canhões que infelizmente não encontrei, mas já a localizei e está prometida uma próxima incursão a este local...
As quatro baterias de Alpena e da Raposeira são construções militares de 1893.
As baterias da Raposeira estabeleceram-se na proximidade do antigo Forte da Vigia, em plano mais elevado, a Leste. As de Alpena, junto dos antigos redutos da Raposeira Grande e Pequena. A guarnição alojava-se numa outra edificação - o quartel da Trafaria, inaugurada em 1905, pelo Rei D. Carlos.
As baterias da Raposeira estabeleceram-se na proximidade do antigo Forte da Vigia, em plano mais elevado, a Leste. As de Alpena, junto dos antigos redutos da Raposeira Grande e Pequena. A guarnição alojava-se numa outra edificação - o quartel da Trafaria, inaugurada em 1905, pelo Rei D. Carlos.
As quatro construções militares foram aperfeiçoadas durante a I Guerra Mundial, tendo recebido artilharia de maior calibre, usado na época.
As baterias de Alpena estão actualmente abandonadas, ao contrário das da Raposeira, que continuam operacionais.
fonte : http://trafaria-patrimonio-arquitectonico8-1.blogspot.com
Boa noite,
ResponderEliminarEstive a procurar informação sobre esta construção militar mas aparecem sempre as mesmas coisas em todos os sites. Onde posso encontrar mais informações acerca do assunto?
Obrigada
Filipa e restantes interessados.
ResponderEliminarApós uma pesquisa...descobri um pouco mais de informação sobre este monumento.
Espero ter ajudado.
Os meus cumprimentos,
Deixo aqui o link:
http://trafaria-patrimonio-arquitectonico8-1.blogspot.com/
Carlos De Almeida
Obrigada!
EliminarAchei o sítio interessantíssimo e com uma vista esplêndida sobre a costa.
Cumprimentos,
Filipa
Ola :D
ResponderEliminarMoro no picagalo bem perto de la.
E so para dizer que este quartel ou As Baterias de Alpena Como chamam tem tuneis :D Nos sabemos que um tem saida outros nao.
E ja agora o quartel dos canhoes tambem e muito de façil de encontrar.Se foram de carro para o Das antenas(como nos o tratamos :d) Em vez de virar e subir para o das antenas continua sempre em frente(sempre seguindo sem virar) ate encontrar um parte que e tem um alto de terra ai e a entrada depois e percorrer :D Ja la dentro a ainda partes com maquinas .. e subindo as todas escadas do lado esquerdo vao encontar os canhoes . 2 parados um vira. ainda e o tubo ainda limpo com palha mas ainda se ve o final :D o que vira e o que e para o lado da falecia :D mas posso meter um site aqui com uma foto da entrada . Mas ainda tem outra parte que tambem nao custa encontrar .seguem a estrada quando encontrarem um largo .antes da entrada do principal ai podem escontrar a parte de tras do quartel Nao tem nada de bonito . mas como pertence :D Bem espero ter ajudado .Nesta parte da trafira muita coisa :D E mais a fazer parte da costa a passar na via rapida encontra-se a onda parque antigo parque aquatico tbm em ruinas :D Desculpem mas nao encontrei imagens da entrada :D