sábado, 7 de novembro de 2009

Ermida de São Pedro - Viana do Alentejo



Esta ermida foi alvo de um vandalismo continuado e devotada a um desinteresse absoluto quer da autarquia, do patriarcado e da população....só suscitou um grande interesse a quem soube aproveitar-se dos frescos que dela foram furtados...se os virem por aí...avisem-me....gostava de os fotografar...!!



Situado num contraforte pouco pronunciado da Serra de Viana, do nome de São Pedro, desconhece-se as origens da sua fundação, que parece datar do período manuelino, segundo o exame do edifício subsistente, que constitui hoje, uma pitoresca ruína dominando discreto olival e terrenos de semeadouro, estando cercada por arame farpado, onde algumas vacas pastam. Era obra de certa importância arquitectónica, que ainda nos alvores do século actual - embora profanada - mantinha as coberturas de pé.
O primeiro corpo, iluminado por frestas quinhentistas, é da época manuelina e da arte mudéjar. Subsiste a base do púlpito. O nartex, que desmoronou recentemente, era excrescência seiscentista, no aspecto actual, com tecto de penetrações.
Hoje ainda subsistem vestígios das pinturas - frescos -  na abóbada e na capela-mor,  tendo muitas delas sido roubadas. As que restam mantêm a vivacidade das côres, mas se não se fizer nada para as proteger, acabam por se destruir.

fonte: Junta de freguesia de Viana do Alentejo (obrigado Germano)

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...